Hospital Municipal Maternidade -Escola de Vila Nova Cachoeirinha.  

"Dr.Mário de Moraes Altenfelder Silva"

Situado na Zona Norte do Município de São Paulo, o Hospital Municipal Maternidade-Escola de Vila Nova Cachoeirinha “Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva” (HMEC), foi inaugurado em 04.12.1972 e caracteriza-se pelo atendimento terciário nas várias áreas da saúde da mulher - especialmente na assistência às gestantes de alto risco e seus bebês - bem como nas especialidades da ginecologia, oncologia pélvica e mamária, planejamento familiar e atenção à mulher vítima de violência sexual. Por suas características e localização, o HMEC tem muita relevância em sua região de abrangência, principalmente para unidades da Coordenadoria de Saúde Norte, por oferecer atendimento de qualidade para populações de áreas que combinam vários tipos de carências e riscos sociais.

Seguiu durante 20 anos uma trajetória institucional ascendente até o início da década de 90, quando entrou num período de rápida e acentuada deterioração que culminou com um incêndio devido a um acidente elétrico em Junho de 1999. Isto reduziu de 115 para 70 o número de leitos, e de 300 para 100 a média de partos/mês.

A partir de Janeiro de 2001, através do envolvimento das lideranças e de todo o conjunto de funcionários, teve início o resgate de sua Missão original de busca da qualidade total em assistência, ensino e pesquisa, além da reconstrução de sua área física segundo princípios de humanização do ambiente hospitalar. Chega à atualidade com 147 leitos de internação (95 para Internação Obstétrica, Ginecológica e Alojamento Conjunto e 52 para Neonatologia, sendo 20 de UTI Neonatal). Além disso, conta com Centro Obstétrico com 14 leitos de Pré-Parto e 4 salas de Parto Natural, Centro Cirúrgico com 6 salas cirúrgicas, UTI de adulto com 7 leitos, Pronto Atendimento com 4 consultórios, 4 leitos de Observação e 1 de Emergência, Ambulatório de Especilidades com 15 consultórios e moderno Centro Diagnóstico. Realiza média de 500 partos por mês.

 Missão. visão e valores

Missão
Realizar Assistência, Ensino e Pesquisa da mais alta qualidade em Saúde da Mulher e do Recém-nascido noâmbito do SUS.

Visão
Ser um Centro Interdisciplinar de Excelência e Referência Nacional em Saúde da mulher e do Recém-Nascido.

Valores
ORGULHO
, por ser instituição pública confiável, eficiente e resolutiva.
COMPROMISSO, por uma gestão participativa e favorável ao desenvolvimento das potencialidades humanas, onde o prazer do trabalho em equipe possa ser fonte de inspiração e crescimento pessoal.
, por acreditar no ideal humanista de servir os usuários, assumindo decisões clínicas multiprofissionais e interdisciplinares, baseadas na ética e nas melhores evidencias cientificas, mantendo o espírito sempre aberto à práticas inovadoras.

 

Corpo Diretivo

Diretor Geral - Dr. Carlos Alberto Ruiz
Diretora Adjunta - Sra. Maria Lucia Tojal
Diretor Assistencial – Dr. Paulo Fernando Constancio de Souza
Diretor de Ensino e Pesquisa - Dr. João Carlos Mantese
Diretora Clínica - Dra. Miriam Ribeiro de Faria Silveira
Vice-Diretor Clínico - Dr. Ricardo Fajardo Cury
Diretor de Informação - Ricardo Fajardo Cury
Diretora de Enfermagem - Sra. Graciete Maria Alves Lourenço
Diretora Administrativa - Sra. Terezinha da Luz Alves Aveiro
Diretora de Gestão de Pessoas - Sra. Monica Ludmer
Assessora de Comunicação e Imprensa – Sra. Adriana Fernanda Peres
Assessora de Qualidade – Sra. Maria Lucia Bom Angelo
Assessora de Ouvidoria – Sra. Simara Trintini Vergara
Assessora Jurídica – Sra. Valquiria Bessi

 

Conselho Gestor

O Conselho Gestor da Maternidade iniciou seu primeiro mandato em 2001 e foi o primeiro da rede pública municipal de São Paulo a se organizar.

É composto por 32 membros, com 50% de representantes de usuários, 25% de representantes dos trabalhadores da saúde e 25% de representantes da direção.

O Conselho reúne-se mensalmente, tratando de temas pautados na busca da melhoria contínua dos serviços prestados pela Maternidade aos cidadãos.

Av.Dep.Emilio Carlos, 3.100

fone : 3986-1066