História do Bairro 'As boas novas da Vila"

 

Aqui Nasceu o bairro de Vila Nova Cachoeirinha  ( nome do Livro ) 

 

Pesquisa histórica; Fonte: entrevistas pessoais pelo jornalista  Walter Herman percorreu em reunião no Sobeca com moradores antigos que colaboram em construir a história trazendo fotos, textos e relatos do passado para elucidar e trazer o assunto para os jovens estudantes e moradores interessados na história do bairro que pertence a todos os SEUS moradores do BAIRRO DE VILA NOVA CACHOEIRINHA.   

 

OS IMIGRANTES JAPONESES  AQUI  CHEGARAM PARA UMA NOVA VIDA NO BRASIL 

Na Vila Nova Cachoeirinha sabemos que tem uma forte ligação com os nipônicos, ali presente bem antes de o bairro ser loteado. Só a Associação Cultura Esportiva Nipo Brasileira, sediada na Avenida Penha brasil, tem 86 anos de atividades. Foi fundada no ano conforme relato do sr. Watanabe 9 ( hoje in-memorian)  em 1933, pelas famílias Otiai, Fujihara, Okuyama, Tabusi, Oshimoto, Omae, Tanaka, Yoshita, Kodato, Sato, Ishimoto e Fumura. O primeiro presidente foi Kishi Sodato, tendo como vice Okuyama Shogoro.

os seis filhos dos imigrantes japoneses pioneiros. Noriyochi Fukuiya, Sozi Omae, Tyoki Yara, Takeyoshi Yamashita, Nelson Otiai e Schigueyoshi Yamashita. Eles lembraram o tempo de criança, quando a Vila Nova Cachoeirinha "era só mato" e eles tinham que ir a pé até o bairro do Limão para estudar segundo eles disseram ao jornal que iam pela Estrada do Mandi ( hoje Deputado Emilio Carlos)  conforme o sr. Kozi....  era duro caminhar pela estrada sem asfaltar. .   

" cinco quilômetros para ir e outro mesmo tanto para voltar, todos os dias, e a gente tinha a idade de oito anos, não havia outra opção", lembrou Kozi Omae. era duro não era fácil a vida na época.

Preconceito existia na época da Segunda Guerra Mundial, os pequenos japoneses eram perseguidos e xingados por outras crianças no caminho, enfrentando a ignorância e o preconceito existente então contra "japoneses". Tyoki Yara disse que agora a situação é outra, "é reconhecido o valor dos japoneses e essa é a nossa pátria, não tem outra". 

Todos eles fizeram questão de destacar as dificuldades sofridas por suas famílias nos primeiros anos de Brasil e a obstinação dos imigrantes pelo trabalho e pela ordem. A força de vontade foi tão grande, disse Tyoki Yara, "que não existia nenhum analfabeto entre os filhos dos imigrantes, apesar de termos que andar mais de 10 quilômetros diários para irmos á escola".pela Estrada so Mandi.

Noriyochi Fukuiya, que na época era presidente da Associação Nipo-Brasiliera, disse que o clube levava adiante as propostas iniciais dos fundadores e antecessores: a preservação da cultura tradicional japonesa, através de atividades culturais e esportivas, como ensino do idioma japonês, formação de equipes de vôlei, futebol de salão, tênis de mesa e judô.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL ESPORTIVA NIPO BRASILEIRA 

A associação foi fundada em 1933 e a nova sede tem dois andares, com 530 m² de área construída; foi inaugurada em 1985, durante a gestão de Kozi Omae, filho de Gunzaburo Omae, um dos fundadores.até hoje funciona na av. Gal. penha Brasil. onde estivemos fazendo entrevistas e coletando os relatos.

 

A DATA COMEMORATIVA DIA  5 DE AGOSTO AINDA É CONSTESTADA PELO FATO DE OS JAPONESES SE INSTALAR NO BAIRRO ANTES DA FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO

a data de aniversário foi oficializada pela Câmara Municipal de São Paulo pelos Vereadores no dia 5 de agosto de 1933 – a mesma da fundação da Associação Nipo Brasileira, a primeira organização popular local e que foi criada por antigos donos de chácaras, de origem nipônica, com o objetivo de organizar e unir a população local e preservar a sua cultura na região pelas famílias japonesas segundo.relato da diretoria que forneceu os dados para exclusivamente para JORNAL FOLHA DA CACHOEIRINHA. 

 

UMA PEQUENA CACHOEIRINHA DEU NOME AO BAIRRO E FICOU POPULARMENTE MAIS CONHECIDA ESTE NOME  

segundo relatos dos moradores antigos disseram que o bairro revela aspectos interessantes e elucidativos que explicam a atualidade. O nome da Cachoeirinha, por exemplo, deve-se ao fato de ter existido uma cachoeira pequena ( temos a foto conseguida pelo morador )  e foi soterrada para dar passagem à avenida Inajar de Souza, e que servia como área de lazer e de piquenique para os moradores e lavar carros e tomar banho no calor o local era cheio de pedras grandes muito bonito. .

Pequeno Riacho passava no Largo do Japones e as mulheres lavavam suas roupas ali mesmo.

Moradores antigos consultados lembraram que existia, onde é hoje o Largo do Japonês, um riacho que desembocava mais à frente, onde hoje passa a avenida Inajar de Souza (córrego Cabuçu). "Perto da Maternidade existiam lagos e a Cachoeirinha, que atraía muita gente nos finais de semana".

Primeiro loteamento de casas para serem vendidas  ( conseguimos a foto )

segundo relatos dos moradores o primeiro loteamento da Cachoeirinha teve início em junho de 1941. Um dos primeiros terrenos vendidos foi o da esquina das hoje denominadas avenidas Deputado Emílio Carlos e Imirim, mas já havia por ali um núcleo de moradores, arrendatários e trabalhadores das chácaras, que plantavam batatas e hortaliças que era os japoneses. 


MAIS ONDE EXISTIA ESTA CACHOEIRINHA ?

SIM existiu,o local está correto o Rio Cabuçu Baixo, onde a Avenida Inajar de Souza se aproxima-se da Deputado Emílio Carlos, no qual se localiza o a Maternidade e Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha,local que termina o Distrito do Limão e inicia o de Vila Nova Cachoeirinha,na margem esquerda do rio o Distrito de N.S.do Ó (Jardim Cachoeirinha). Foi na administração do então prefeito Paulo Maluf que construiram a avenida Inajar, destruindo a cachoeira, a cidade de São Paulo deve pesquisar o historico de sua região, moradores antigo devem ter fotos da cachoeira, a colonia japonesa por exemplo que mantinham ao longo do rio cinturão verde(hortas) e a propria Prefeitura. Nasci próximo da região meus avós adquiriram terreno na AV.Dep.Emilio Carlos,2724(antiga Estrada do Mandí), somos da família Rosa e continuamos moigorando no Bairro, assim como várias famílias que podem afirmar a existência da cachoeirinha. Profº de História João Baptista Rosa colaborou e relatos deste texto sr. JOSÉ Alves ( foto).

COMO SURGIU SEU COMERCIO e  as suas Classes Sociais [1]

 

Classe A

 

 

1%

Classe B

 

 

26%

Classe C

 

 

63%

Classe D

 

 

9%

Classe E

 

 

1%

Em 1944 nasceu no Largo do Japonês a primeira casa comercial do bairro, e pertencente á família de imigrantes Sushiyama ( MERCADINHO DA MARIA ) ( Foto do mercado). Outra antiga "venda", como ficou  conhecidos os mercadinhos daquela época, foi a de Shigheioshi Otiai, no largo da Parada (onde funcionou o Supermercado Otiai).Próximo ao Largo do Japonês. o bairro viu surgir também a primeira loja da rede Marabraz, da família Fares. A esta mesma família, pertence também a Clínica Fares. Na mesma região estão presentes ainda, lojas de grandes redes, como Casas Bahia,Extra ,Ponto Frio, Magazine Luiza e Besni e lanchonetes das redes McDonald's e Habib's. Indo em direção ao Horto Florestal há ainda o Hipermercado Andorinha, que recentemente inaugurou seu Shopping Center. Acompanhando toda movimentação do comércio local, o bairro é servido por cerca de cinco agências bancárias. 

A SAÚDE DO BAIRRO É BEM SERVIDA PELOS HOSPITAIS PÚBLICOS DE REFERENCIAS

Na saúde pública, a região é atendida muito bem com boa estrutura e equipamentos de ultima geração pelo Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha completa hoje ( 2019 ) os 28 anos de serviços  humanizados e pelo Hospital Municipal Maternidade Escola. Fundado em 1972, o Hospital Maternidade-Escola de Vila Nova Cachoeirinha é considerado referência nacional no atendimento à Saúde da Mulher, da Gestante e do Recém Nascido de Alto Risco, atendendo uma média de 3.700 pacientes por mês.

 

COMO SURGIU O JORNAL OFICIAL DO BAIRRO  FOLHA DA CACHOEIRINHA 

comemora 30 anos de atividades jornalistica profissional e competência e muito esforço para lutar por puxar melhorias como o METRO CACHOEIRINHA que DEVERIA ATENDER O BAIRRO COM UMA ESTAÇAO  e acabou indo para a Brasilândia.   

ate hoje em atividade em divulgar a cultura e atualidades fazendo parte do bairro no seu contexto 

O fundador do jornal oficial do bairro FOLHA DA CACHOEIRINHA em 1993 registrado em cartório e na imprensa foi idealizado pelo jornalista Walter Herman com MTb registrado, jornalista, administrador de empresas, consultor de negócios e trouxe empresas na região e incentiva vários negócios na região para desenvolvimento de empregos e surgimento de empreendimentos novos no bairro e com a divulgação de um veículo de comunicação como elo de ligação entre os leitores / moradores com o comércio local. Anunciar no jornal local é onde vira destaque na impressa regional onde os lojistas e moradores aparecem para serem lembrados que eles estão ai pertinho de suas residências não precisando sair do bairro para comprar em outros locais gerando empregos para os nossos jovens. 

AVENIDA  INAJAR DE SOUZA 

A Avenida Inajar de Souza é uma das principais vias da Zona Norte de São Paulo, por passar e ligar os distritos de Freguesia do Ó, Limão, Brasilândia e Cachoeirinha. O nome dado é uma homenagem a um jornalista paulistano Inajar Pereira de Souza. Entre os anos de 1976 e 1977 a avenida foi asfaltada.

Enquete

VOCÊ ACHA A FAVOR DO MONOTRILHO CACHOEIRINHA?

Sim deveria ter uma linha.... (448)
93%

sou a favor de uma linha de monotrilho .... (34)
7%

Total de votos: 482